José de Alencar patrono Dia da Literatura
Nascido em 1 de maio de 1829, no Ceará, José de Alencar é considerado o patrono do Dia da Literatura Brasileira. Também considerado o primeiro escritor brasileiro, a retratar o País da maneira como realmente era, com personagens típicos.
Seu nome de batismo José Martiniano de Alencar, foi advogado, jornalista, político, orador, romancista e teatrólogo, faleceu em 12 de dezembro de 1877 no Rio de Janeiro. Patrono da cadeira número 23 por escolha de Machado de Assis.
Algumas de suas obras maais conhecidas: Iracema e Senhora. E seu romance O Guarani, publicado em folhetim, no Diário do Rio de Janeiro, alcançou enorme sucesso, serviu de inspiração para o músico e maestro Carlos Gomes que compôs a ópera O Guarani.
José de Alencar era filho de José Martiniano de Alencar, que foi o primeiro senador do Império, sua mãe era Ana Josefina. A família migrou para o Rio de Janeiro. Aos 14 anos José de Alencar veio para São Paulo, onde terminou o secundário, e ingressou na faculdade deDireito do Largo São Francisco.
Em 1844 ao ver o sucesso do livro "A Moreninha" de Joaquim Manuel de Macedo, resolveu que seria escritor de romances. Entregou-se à leitura de autores influentes da época: Alexandre Dumas, Balzac, Lord Byros e outros.
Com 18 anos iniciou seu primeiro romance "Os contrabandistas", que ficou inacabado. Em 1860, na visita a sua cidade natal, encantou-se com a lenda de "Iracema" e a transformou em livro.
"Nossa literatura é de uma riqueza grandiosa. Gosto de citar que os grande escritores liam, pesquizavam, olhavam para seu cotidiano, com ar crítico. Todos aqueles que querem escrever, deviam conhecer nossos autores, ter a consciência da nossa lingua, nossa terra e nossa gente. Grande autores, enalteciam as mats, os povos, a cultura. e nos deram grandes liçoes de patriotismo e respeito., ao nosso País. "Grandes homens se fazem com conhecimento"
Ivete Rosa de Souza
0 Comentários:
Postar um comentário
Preencha o formulário e badabim badabom!