A Literatura por Elineia de Jesus Santos



A literatura é sem dúvida um universo envolvente, um fascínio, é uma poderosa ferramenta podendo ser explorada em qualquer ambiente, assim como em sala de aula. Digo com propriedade, sendo absolutamente grata por ter tido e por ter a oportunidade de conviver com momentos marcantes e experiências que os levarei pra toda vida.

Quando lecionava no fundamental 1,na turma do 1º ano, tínhamos uma rotina, sempre ao iniciarmos a aula, logo vinha o momento mais esperado, a leitura da historinha do dia, o chamado deleite. Era um prestar de atenção surpreendente. O brilho nos olhos dos alunos era perceptível, tinha vezes que a turma pedia pra contar a história novamente. 

O encanto ali surgia!

De inúmeros episódios vividos em todos esses anos, um me marcou muito. Um dia, lá na turma do 1º ano, certo aluno chamado Erisvan, me lembro bem, “Erisvan Araujo” fez me a seguinte pergunta:

_ Ei pró, tu faz um livro de história pra mim?

Tudo que eu descrever aqui, não chegará perto do que senti naquele momento. Muito sentimento envolvido! Aquela pergunta me fez pensar o quanto a literatura era importante na vida daquele aluno. Ali existia uma magia; no ouvir, no contar, no imaginar...

O que eu respondi para meu aluno ao me deparar com aquela pergunta tão inocente e verdadeira?


Falei que se tivesse de fazer uma história, eu poderia criar, sem problema, mas que seria mais fácil eu comprar um livro. Feito! Comprei três livros de literatura infantil e o presenteei com um imenso amor e puro prazer.

Hoje, leciono no fundamental 2. A utilidade dos livros literários, levo para a sala de aula, pois esse suporte traz como recompensa, alunos mais pensantes, críticos, e sobretudo, indivíduos dando um pouco mais valor ao concreto já que o celular os deixa desprovidos de interesse por essa ferramenta deixada empoeirada na estante, gaveta ou coisa assim.

No ano passado tive a oportunidade de estar executando um projeto através da Estante Mágica, no qual meus alunos criaram suas histórias e as mesmas saíram dos rabiscos e se transformaram em livros. Momento ímpar em nossas vidas! 

Sobre o aluno Erisvan do fundamental 1, hoje ele está cursando o 8º ano e a mim foi dada a chance de tê-lo como aluno novamente para que eu pudesse presenciar a evolução de uma criança, de um indivíduo que é cercado por esse encanto, por essas viagens mágicas, por esse mundo prazeroso que é o encanto da literatura.



0 Comentários:

Postar um comentário

Preencha o formulário e badabim badabom!