O Cérebro e sua Interação com o Sistema Mental Por Márcia Nascimento


O cérebro humano, além de ser um órgão fascinante por suas inúmeras funções, é também na atualidade, uma das maiores fontes de pesquisas e descobertas no campo científico. Com os avanços das Neurociências, muitos segredos foram desvendados, porém, a cada nova pesquisa, surgem novidades e com isto, a amplificação dos conhecimentos acerca do mesmo.


Tudo começa no segundo vigésimo dia de gestação, quando a partir do encéfalo primitivo ocorre o fechamento do tubo neural situado no dorso do embrião e em subsequência, forma-se a medula espinhal. Neste período, iniciam as primeiras conexões neurais, que são os caminhos de informações dos impulsos químico elétrico cerebrais, dos quais formarão toda a rede conectiva de cada ser humano.

Com a formação das redes neuronais, os arquivos de registros memoriais se formam simultaneamente, portanto, tudo o que a mãe sente, impreterivelmente o bebê registrará e estas informações serão arquivadas em seus registros holográficos de memórias, que o acompanharão por toda sua existência. Em comunhão funcional com o cérebro, é o sistema nervoso que permite ao ser humano processar as informações provenientes dos meios, externo e interno, organizando-as para agir tanto física como emocionalmente (LEIBG, 2010).

As funções vitais, como os batimentos cardíacos, respiração e todo funcionamento do indivíduo (sentidos, motricidade, aprendizado, memória, intelecto, emoções e psiquismo), estão embasados pelo sistema nervoso e toda sua fisiologia (DOMINGUES, 2007). Em suas mais diversas funcionalidades, o cérebro possui a “Neurogênese” que é o processo de formação de novos neurônios. Esta diligência se dá comprovadamente, apenas em duas áreas cerebrais: no hipocampo, onde são processadas as memórias, e no bulbo olfatório, responsável pela organização do olfato.


Células com propensão a se tornarem neurônios viajam dos ventrículos, cavidades preenchidas por fluídos, para o bulbo olfatório” (CICERONE, 2009). Outra função específica do nosso cérebro e que ele possui é a capacidade de se regenerar e se adaptar a novas situações e circunstâncias, sem perder a originalidade de suas células neurais. E é devido à junção funcional com o cérebro, que todo o sistema nervoso permite uma perfeita interação entre as emoções sentidas primeiramente na mente, através do sistema aferente, do qual transmite os 26 sentidos, para que em seguida o cérebro decodifique estas informações e por intermédio do sistema nervoso periférico, as distribua através das ramificações dos nervos e gânglios tudo o que foi sentido antecipadamente na mente, e assim o corpo experiência tudo aquilo que foi construído e codificado de antemão na mente humana. A mente não é o cérebro, e sim o que o cérebro faz, e nem mesmo é tudo o que ele faz, como metabolizar gordura e emitir calor. (PINKER, 1998)


Cada cérebro é singular e possui suas especificidades e o que nos torna tão exclusivos é o fato de que cada mente possui a sua consciência que age de forma sincronizada com o cérebro e a mente. Juntos, formam uma estrutura de uma tríade indissolúvel que agem de forma congruente, permanecendo desta maneira em atividade constante, dando assim existência a vida humana, pois sem a consciência, o sistema funcional humano seria um computador inativo, inanimado e sem vida. Sem o cérebro e o sistema nervoso, a consciência estaria impossibilitada de se manifestar no mundo concreto, por falta do aparato físico para se acoplar e desta maneira fazer toda a leitura da realidade, por meio das estruturas que compõe todo o sistema mental. É na mente que todo o processo imaginário é formado e o cérebro nos dá as infinitas possibilidades de trazer para o mundo atual tudo aquilo que um dia foi construído no fantástico mundo da imaginação que somente a mente humana pode nos proporcionar.



A Neuroeducação traz essa interação entre a mente, consciência e o corpo físico (cérebro) e por intermédio dela, é possível a reestruturação de todo sistema mental e das vias neurais e matrizes inteligíveis do sistema. Esta correlação, traz uma nova concepção à respeito dos assuntos abordados nas intervenções na prática clínica da Neuroeducação, tirando o indivíduo do seu estado limitador, o levando para a posição possibilitadora, portanto, Neuroeducar é ensinar ao outro as vias de sua própria essência.


Não é de se admirar que tenhamos muitos estudos comprovando teses inovadoras a respeito do cérebro, pois ele é de fato um órgão espetacular e repleto de inúmeros mistérios e como diz Jostein Gaarder, escritor, professor de filosofia e intelectual norueguês!


“Se nosso cérebro fosse tão simples a ponto de entendê-lo, seríamos tão tolos que continuaríamos sem entendê-lo”.



Referências

CICERONE, P. E. Como nascem os neurônios. Duetto; Especial Mente & Cérebro. Nº19, p.80-82, 2009.

DOMINGUES, M. A. Desenvolvimento e Aprendizagem: o que o cérebro tem a ver com isso. Canoas: Ulbra, 2007.

___________. Neuroeducação para Educadores: fundamentos. São Paulo: All Print, 2010.


PINKER, S. Como a Mente Funciona. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

Sobre a Autora



·


 (AIL) - Academia Independente de Letras, cadeira 119 intitulada: A Ascensão.


(AICLAB) - Academia Internacional de Ciências, Letras e Artes Brasilis, cadeira 21, homenageando Luan Henrique Gregório.



         (ALEGRO) Academia Guimarães Rosa, cadeira 166, Patrona Jane Austen.



American Academic Circle; Neoacadêmica, cadeira 0 Patrona Márcia  Nàscimento. 



(FEBACLA) Federação Brasileira de Artes, Ciências e Letras, cadeira 239, Patrono Andreas VesaliusMédico belga.



Academia Intelectuais Escritores do Brasil, cadeira 15, Patrono Augusto Cury


Obras Publicadas


Você Nasceu para Vencer e ser Feliz

 Gênero: Autoajuda | Chiado Boocks ISBN: 978-989-52-2444-9





Sentimentos em Palavras

Gênero: Poesias | Trupe – Serviços Editoriais | Filos – Projetando Pensamentos. ISBN: 978-65-871-2803-0

Antologia Poética: Café (CON)verso

Trupe – Serviços Editoriais | Filos Projetando Pensamentos. ISBN: 978-65-871- 2818-4

A consciência do Amor

Em pareceria com o escritor de Caxias do Sul, Maicon Viezzer
Serviços Editoriais | Filos – Projetando Pensamentos. ISBN 978-65-00- 08684-3
Gênero: Espírita



A Importância do Tamanho que Você É

Livro infantil da Coleção das Habilidades Socioemocionais, com o escritor Ismael Tavernaro Filho | Serviços Editoriais ISBN- 978-65-88676-54-7 | Filos – Projetando Pensamentos


        Antologia Poética: (AR)TE Pulsa Filos Projetando Pensamentos


Antologia Nacional Poetize 

Editora Vivara, poema: Uma palavra selecionado entre os 2.350 inscritos


Antologia Poética: Navegador de Sonhos (AIL)


A Menina que Amava Ler (Lançamento)

ISNB: 978-85-60212-97-2



Foguete, Foguetinho, Quem É Esse Menino (Lançamento) 
Editora INDE (Fase de editoração)



Subterfúgios De Mim

Gênero Poético, em fase de editoração

Provérbio Editora (lançamento em Agosto de 2023)



E em fase final do Livro: Reino das Possibilidades: (mente, consciência e corpo físico) com previsão de lançamento para setembro de 2023




0 Comentários:

Postar um comentário

Preencha o formulário e badabim badabom!