Células com propensão a se tornarem neurônios viajam dos ventrículos, cavidades preenchidas por fluídos, para o bulbo olfatório” (CICERONE, 2009). Outra função específica do nosso cérebro e que ele possui é a capacidade de se regenerar e se adaptar a novas situações e circunstâncias, sem perder a originalidade de suas células neurais. E é devido à junção funcional com o cérebro, que todo o sistema nervoso permite uma perfeita interação entre as emoções sentidas primeiramente na mente, através do sistema aferente, do qual transmite os 26 sentidos, para que em seguida o cérebro decodifique estas informações e por intermédio do sistema nervoso periférico, as distribua através das ramificações dos nervos e gânglios tudo o que foi sentido antecipadamente na mente, e assim o corpo experiência tudo aquilo que foi construído e codificado de antemão na mente humana. A mente não é o cérebro, e sim o que o cérebro faz, e nem mesmo é tudo o que ele faz, como metabolizar gordura e emitir calor. (PINKER, 1998)
Cada cérebro é singular e possui suas especificidades e o que nos torna tão exclusivos é o fato de que cada mente possui a sua consciência que age de forma sincronizada com o cérebro e a mente. Juntos, formam uma estrutura de uma tríade indissolúvel que agem de forma congruente, permanecendo desta maneira em atividade constante, dando assim existência a vida humana, pois sem a consciência, o sistema funcional humano seria um computador inativo, inanimado e sem vida. Sem o cérebro e o sistema nervoso, a consciência estaria impossibilitada de se manifestar no mundo concreto, por falta do aparato físico para se acoplar e desta maneira fazer toda a leitura da realidade, por meio das estruturas que compõe todo o sistema mental. É na mente que todo o processo imaginário é formado e o cérebro nos dá as infinitas possibilidades de trazer para o mundo atual tudo aquilo que um dia foi construído no fantástico mundo da imaginação que somente a mente humana pode nos proporcionar.
“Se nosso cérebro fosse tão simples a ponto de entendê-lo, seríamos tão tolos que continuaríamos sem entendê-lo”.
Referências
CICERONE, P. E. Como nascem os neurônios. Duetto; Especial Mente & Cérebro. Nº19, p.80-82, 2009.
DOMINGUES, M. A. Desenvolvimento e Aprendizagem: o que o cérebro tem a ver com isso. Canoas: Ulbra, 2007.
___________. Neuroeducação para Educadores: fundamentos. São Paulo: All Print, 2010.
PINKER, S. Como a Mente Funciona. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
Sobre a Autora
·
(AICLAB) - Academia Internacional de Ciências, Letras e Artes Brasilis, cadeira 21, homenageando Luan Henrique Gregório.
(ALEGRO) Academia Guimarães Rosa, cadeira 166,
Patrona Jane Austen.
Academia
Intelectuais Escritores do Brasil, cadeira 15, Patrono Augusto Cury
Você Nasceu para Vencer e ser Feliz
Gênero: Autoajuda |
Sentimentos em Palavras
Livro infantil da Coleção das Habilidades Socioemocionais, com o escritor Ismael Tavernaro Filho | Serviços Editoriais ISBN- 978-65-88676-54-7 | Filos – Projetando Pensamentos
Antologia Poética: (AR)TE Pulsa Filos Projetando Pensamentos
Antologia Nacional Poetize
Editora Vivara, poema: Uma palavra selecionado entre os 2.350 inscritos
Antologia Poética: Navegador de Sonhos (AIL)
A Menina que Amava Ler (Lançamento)
ISNB: 978-85-60212-97-2
Foguete, Foguetinho, Quem É Esse Menino (Lançamento)
Editora INDE
(Fase de editoração)
Subterfúgios De Mim
Gênero Poético, em fase de editoração
Provérbio Editora (lançamento em Agosto de 2023)
0 Comentários:
Postar um comentário
Preencha o formulário e badabim badabom!