Arte Bárbara II - Visual Gótico

 

MODA


O ar medieval, romântico e sofisticado do estilo gótico também perpetuou-se na moda. O estilo gótico apareceu durante os anos 70 depois do movimento Punk. Sim, na moda, os góticos que temos conhecimento hoje são resultado do movimento Punk, música e moda são pilares culturais expressivos. Porém quando a moda gótica ainda engatinhava as roupas não eram tão elegantes assim, porém trajes escuros como capas, transparência e apetrechos prateados já eram muito comuns. O requinte dos góticos só veio a tomar forma que vemos hoje durante os anos 90, depois da popularização de obras literárias de autores como Edgar Allan Poe, Anne Rice, Lovecraft que são alguns dos autores mais influentes. 

MÚSICA


Bauhaus


Béla Lugosi not is Dead!


Além da literatura temos também um dos pilares culturais que também é uma premissa fundamental para os adeptos do estilo gótico que é a música. Vale o destaque para o grupo Bauhaus que sempre detestou o rótulo de "banda gótica" mas que cravou no estilo com a faixa "Bela Lugosi's Dead", homenageando o ator Béla Lugosi, ícone do cinema de horror por ter interpretado o vampiro mais charmoso do cinema, o Conde Drácula. Inclusive essa caracterização do conde, vestes negras, cabelo escuro, olhar marcante foi o próprio Béla Lugosi que criou em suas atuações pelos palcos da Broadway.

Logo, temos dois elementos andando de mãos dadas pelo cemitério, a música iniciante e imortalizada pelo Bauhaus, a voz de Peter Murphy solta pelos acordes simples e sintetizadores dispersos com um certo ar de melancolia. E a afeição pelo sombrio, Conde Drácula não é o arquétipo bom moço, mas que nos cativou mesmo sendo sanguinário por mocinhas indefesas. As inspirações da moda nascem da coletividade, da voz das ruas. Depois do movimento punk, aquele cara que antes queria se rebelar contra o sistema político, no universo gótico se rebela contra si próprio e as injúrias de um mundo sem salvação.


Béla Lugosi como Conde Drácula


O visual comunica com o pensamento de introspecção sobre a vida, o amor e a morte. O espaço que simboliza essa tríade dark é o recanto das almas que já se foram, o cemitério tornou-se ícone por haver silêncio eterno e representar o fim da vida e início da eternidade. Deixo aqui o meu adendo a respeito e ela vem da própria arquitetura gótica, as lápides são belíssimas representações do design gótico. A beleza do estilo gótico mora aí, nessa busca incessante da beleza da vida, o mundo anda tão caótico.

Ise Albuquerque 

0 Comentários:

Postar um comentário

Preencha o formulário e badabim badabom!