Entrevista com Roberta Cirne











Roberta Cirne

Nasceu em Recife, Pernambuco. Arte educadora formada pela UFPE e estudiosa da história de Recife, Pernambuco e seus folclores. Faz HQs desde a infância, e publica desde 1998. Tem um site de terror, história, quadrinhos e literatura Recifense, SOMBRAS DO RECIFE. Já publicou 23 álbuns de quadrinhos, entre eles uma adaptação em quatro volumes, "Passos Perdidos, História Desenhada", que foi vencedor do HQMIX 2007 (maior contribuição para os quadrinhos nacionais). Indicada no ano seguinte pela arte de Heróis da Restauração Pernambucana, falando da INVASÃO HOLANDESA. 

Foi a PRIMEIRA ARTISTA DE HQS a lançar um quadrinho, o “Sombras do Recife – Volume 1” na história da ACADEMIA PERNAMBUCANA DE LETRAS, no ano de 2018.

É uma das vencedoras dos prêmios “Ângelo Agostini 2019”  “Ângelo Agostini 2021”   e “HQ MIX 2019” e 2020 por “Gibi de Menininha volume 1 e volume 2” (Melhor publicação em quadrinhos do ano e Melhor publicação MIX, respectivamente).Indicada em 9 categorias do HQMIX 2021

@SOMBRASDORECIFE

 Twiter:

https://twitter.com/robycirne1


Instagram:

https://www.instagram.com/sombrasdorecife/


Facebook:

https://www.facebook.com/sombrasdorecife


1 - Fale-me um pouco sobre você; E qual a sua formação?

Eu fiz muita coisa, cursei medicina, letras, história e direito, mas me encontrei mesmo nas artes plásticas,então minha formação acadêmica é Licenciada em Artes plásticas. 

2 - Como nasceu sua paixão pelos quadrinhos ? Você também curte cinema e literatura 

? Quais são suas obras favoritas nessas artes?

Minha paixão por quadrinhos vem da infância, juntamente com a paixão pelo cinema e literatura.Uma coisa não exclui a outra, e inclusive tem o poder de enriquecer o trabalho em quadrinhos. No cinema, gosto bastante dos clássicos, como Cidadão Kane, E o vento levou, musicais da Broadway. Na literatura, gosto bastante da obra de Anne \Rice e de stephen king.


3 - Como surgiu o interesse em trabalhar com quadrinhos? O que te motivou? Quais são suas influências? 

Eu sempre gostei de quadrinhos, e de desenhar e escrever, então o interesse veio natural. Ainda criança, costumava quadrinizar os filmes que assistia e gostava, eu gostava do controle de ter toda a produção sob meu poder. Depois, ao crescer, fiz amizades que viraram parceria de trabalhos para a fundarpe -PE e que me garantiram um HQ mix – O maior prêmio dos quadrinhos nacionais.   Minhas influências são will Eisner e alex ross, inclusive comecei a testar pintura em aquarelas em 1995 graças ao trabalho dele.


4 - Fale-me um pouco de suas publicações em quadrinhos. Entre suas obras, quais você destaca? Quais as temáticas abordadas em suas obras? Atualmente,tenho publicadas cerca de 35 publicações, entre projetos culturais (minc, fundarpe, etc), collabs com grupos de artistas de Sp e editoras nacionais e produção autoral,.A obra que mais destaque tem entre as que já produzi é O ESQUELETO, e foi a que mais me orgulhou em produzir.Ela foi inclusive indicada ao HQ MIX 22 por melhor desenhista, melhor arte finalista e melhor adaptação literária. Os temas de minhas hqs quase sempre são terror ou um pouco de erotismo. 


5 - Como foi o seu envolvimento com o projeto Sombras do Recife ? Como surgiu? Do que se trata? Quais são suas obras relacionadas a Sombras do Recife?

Não existe quase nada publicado no âmbito de folclore Brasileiro. As obras publicadas no mercado, no entanto despertam o interesse de muitos leitores, vide o exemplo da obra de Felipe Castilho e da série Arma Escarlate. O ineditismo do tema se alia ao estilo mais sério e mesmo ao horror para puxar o leitor, desde as primeiras páginas, para dentro da obra.


SOMBRAS DO RECIFE é um universo em expansão, onde as lendas e o folclore da cidade contam a história através de personagens, em diversas épocas e cenários, misturando fatos reais e ficção . Fala das assombrações, mitos, peculiaridades da cidade do Recife, com extensa pesquisa histórica de linguagem, vestimentas, cenários.

O projeto surgiu em 1997, foi engavetado e voltou em 2015 /2016, na forma de um SITE e BLOG totalmente gratuito, uma FANPAGE e um INSTAGRAM, com mais de 42 mil seguidores .


6 - Você trabalha com colaboradores em seus quadrinhos? Você já trabalhou em quadrinhos de outros autores ? Que outros artistas te ajudaram ?

Já trabalhei sim, em collabs com editoras do mercado nacional, por exemplo, no caso do GIBI DE MENININHA (ed zarabatana), Babalon, as mulheres escarlate ( editora Draco), dossiê bizarro 2 e 3 (editora skript), entre outras. 


7 - Você mesmo escreve seu próprio roteiro? Faz sua própria arte? Faz as próprias capas ? Como você consegue publicar  ? Sim todo o trabalho inclusive de diagramação da obra é realizado por mim.


8 - Qual a sua metodologia de trabalho para produzir ? Existe um planejamento prévio de suas histórias ?

Sim, cada passo é calculado para chegar em algum resultado, de acordo com a minha intenção quanto à história em questão.


9 - Você aceita patrocinadores e anunciantes na publicação de seus quadrinhos ? Como uma empresa interessada pode se envolver no projeto ?

Eu prefiro financiar de forma autoral cada obra, usando as plataformas de financiamento coletivo, como por exemplo o catarse. 


10 - Como outro artista pode colaborar com seus quadrinhos, havendo interesse?

Ah, é só me procurar nas redes sociais,do SOMBRAS DO RECIFE.


11 - Como o público pode adquirir seus quadrinhos ? Como o público tem meios de acesso e informações sobre suas publicações na Internet ? Pelos meus perfis, em inbox, envio direto pelos correios para a casa do comprador. 


12 - Aproveito para parabenizar o fato de você quebrar tantos paradigmas com suas obras. Você é mulher, mãe, quadrinista do Nordeste do Brasil e se mantém num mercado tão difícil, restrito e masculino. Como se destacar no mercado? Como ser relevante para os leitores? Eu costumo misturar trabalho autoral com trabalho editorial, assim chamo atenção para o meu trabalho autoral, atingindo o público em massa. 


13 - Quais as maiores dificuldades enfrentadas ao produzir seus quadrinhos ?  Quando a gente trabalha para si mesmo, deve ter cuidado redobrado para não esmorecer á menos dificuldade, então costumo dizer que o maior inimigo é nós mesmos.  


14 - Quais de suas obras te deram a maior alegria e maior orgulho  ? Eu me orgulho muito do GIBI DE MENININHA, e também de O ESQUELETO.


15 - É verdade que você já conquistou prêmios pelos seus quadrinhos ? Comente sobre isso Ganhei alguns prêmios nacionais, como o HQ MIX em 2007, 2018e 2019 e o Angelo agostini em 2018 e 2022


16 - Como os artistas e produtores podem encaminhar sugestões pra você pela Internet ?   Basta me contatar via redes sociais, ou pelo email rccc2@hotmail.com 


17 - Como os leitores podem enviar sugestões e críticas relacionadas aos seus quadrinhos ?  como falei na resposta anterior, basta me contatar via redes sociais, ou pelo email rccc2@hotmail.com


18 - Como surgiu a ideia de transformar Sombras de Recife num site? O que o público pode encontrar no site? Como o público pode acompanhar as novidades pela Internet?

 O site é um espelho de minhas redes sociais, e as novidades publico através de meu instagram, o @sombrasdorecife.


19 - Quais serão os próximos destaques do site Sombras do Recife ?  estou trabalhando no segundo volume de minha coletânea de histórias assombradas, o ASSOMBRAÇÕES DO PERNAMBUCO VELHO VOL 2  e em uma história autoral passada nos anos 70.


20 - O que pode ser divulgado sobre seus futuros projetos em quadrinhos ? estarei este ano trabalhando ainda com a skript (dossiê bizarro 3 ), gibi de menininha e alguns projetos autorais.


21 - Acompanhamos tantas transformações, o que você acredita sobre o futuro da Cultura Pop ? Acredito que está em modificação, e cada novidade pode ser incorporada à sua arte.


22 - Quais conselhos você pode oferecer a uma pessoa interessada em produzir e publicar quadrinhos? Insista, e não desista, algumas pessoas vão dizer não a você mas a sua persistência transformará o não em sim.


23 - Quais as obras da Cultura Pop que mais te marcaram e que você recomenda ao público?

Aconselho muito a, caso seja roteirista, ler além de coisas da cultura pop. Isso enriquece a obra, no final. 


 

0 Comentários:

Postar um comentário

Preencha o formulário e badabim badabom!