Marcelo Gleiser | Poeira das Estrelas (2006)


Tem leitura que integra os pensamentos, fica em você. O livro volta para a estante e permanece lá em silêncio, o que foi contado através das páginas salta e cria raízes. Li "Poeira das Estrelas" do professor Marcelo Gleiser ainda em 2010 se não me falha a memória, isso depois de ter assistido uma entrevista dele com o apresentador Roberto D'Avila. Durante a entrevista foi mencionado sobre um curso que o professor lecionava, o curso se chamava "Astronomia para Poetas", achei fantástico, confesso que o termo foi uma das coisas que me puxou a atenção na TV naquele domingo fim de tarde. 

Desde os primórdios temos relatos históricos sobre a incansável necessidade de se explicar a origem da vida, nascimento e morte, as mudanças da natureza e a dança dos astros. O céu diurno ou noturno guardava algo misterioso, e sob a cabeça dos nossos observadores ancestrais pairavam muitas dúvidas, a ciência ainda engatinhava com suas respostas, cabia a mitologia caracterizar tais respostas com suas poesias e maldições.



"A natureza, em todas as suas manifestações, tornou-se divina, ela mesma uma deusa. E os deuses, tal como os humanos, tinham seus desejos e vaidades, eram capazes de grandes feitos e de grandes tragédias. Segundo a maioria dos mitos de criação, foram eles que orquestravam a origem de todas as coisas. Essas histórias, centenas delas refletem a cultura daqueles que as criaram, seus valores, o lugar onde vivem e, em alguns casos, onde ainda vivem." 


"Para explicar o mistério da criação, os mitos assumem um caráter religioso, e a realidade é dividida em duas partes: a realidade natural em que vivemos e outra, sobrenatural, habitada pelos deuses. Essa realidade sobrenatural não obedece às mesmas regras da realidade natural. O sobrenatural pode criar e interferir no natural. Em geral, deuses existem por toda a eternidade. É essa longevidade que os diferencia dos homens, meros mortais: ser deus é ser alheio à morte, é existir fora do tempo"


0 Comentários:

Postar um comentário

Preencha o formulário e badabim badabom!